FAMOSIDADES
FAMOSIDADES
Por JULIANA KALIL
RIO DE JANEIRO - A novela “Ti-Ti-Ti” vai deixar saudades, porém o novo folhetim das 19 horas da Rede Globo promete cativar o público e render boa audiência para a emissora. Isso porque, pela primeira vez na televisão brasileira, uma trama traz como tema robôs e dinossauros. Com a autoria de Walcyr Carrasco, “Morde & Assopra” estreia nesta segunda-feira (21).
A história intrigante entre humanos e robôs, e estudiosos e ossos de dinossauro merece a atenção dos telespectadores. Logo nos primeiros capítulos, as cenas no Japão poderão deixar o público bem pertinho da fascinante tecnologia dos andróides, e da incessante busca dos especialistas em Paleontologia, ciência que estuda a formação de fósseis.
E tudo isso será conduzido por um elenco de primeiríssima qualidade. Adriana Esteves e Marcos Pasquim, em mais uma parceria, protagonizam a trama nos papéis de Júlia e Abner. A mocinha será uma paleontóloga determinada a encontrar ossos de uma espécie de dinossauro para terminar sua tese de doutorado. E onde vai estar tudo que ela precisa? Nas terras do rude fazendeiro Abner, que mal acredita nas criaturas pré-históricas.
Divulgação
Divulgação










Divulgação
Divulgação










Walcyr conversou com o Famosidades, e explicou a relação do casal com o título da novela: “O envolvimento dos dois vai ser de amor e ódio. Naquele esquema de morde e assopra. O casal promete muito humor e confusões”. As brigas serão presenciadas pelos amigos de Julia e Abner, que acabarão criando uma verdadeira “guerra” entre paleontólogos e roceiros. As cenas prometem boas gargalhadas.
Para quem acha que a ideia de falar sobre assuntos tão distintos, dinossauros e robôs, é apenas um desejo do autor, está muito engado. A trama tem relação com sua vida pessoal.
“Nasci em Marília, interior de São Paulo, onde gravamos o núcleo da fazenda do Abner. Lá é um local onde se encontram muitas ossadas de dinossauros. Fora isso, também teve colonização japonesa na cidade, o que a faz ter uma população bem oriental. Aí, como eles são referência em robótica, resolvi me aprofundar no assunto e misturar tudo”, contou.
Divulgação
Divulgação










E para saber mais sobre o mundo dos andróides, o autor foi levado ao Japão no ano passado pela própria Rede Globo para que conhecesse as inovações robóticas. Quando chegou da viagem teve certeza que esse seria um de seus principais temas. E detalhe: pela primeira vez no Brasil será exibido em uma novela um andróide de verdade falando em português.
Apesar do assunto interessar muito aos jovens, Walcyr garante que a novela não tem apenas um público-alvo: “Não acredito que tudo que será falado atraia apenas adolescentes. Uma boa ideia atinge a qualquer faixa etária”.
Realmente, o talento do autor em chamar a atenção do público em geral é incontestável. Em sua outra trama no horário das 19 horas, “Caras & Bocas”, Walcyr mostrou que o bom humor conquista qualquer idade. Então, qual o segredo de tanto sucesso? “Eu não sei. Também se eu soubesse, eu não contaria [risos]. De qualquer forma, o importante é rezar e meditar”, declarou o escritor.
Nas próximas páginas você confere quem é quem em “Morde & Assopra”!
Divulgação
Divulgação










Júlia (Adriana Esteves): A moça será uma paleontóloga, bonita e determinada. Ela tem como objetivo uma carreira internacional de prestígio dentro da profissão que tanto ama. É noiva de John Lewis (Michel Bercovitch), seu professor e orientador. Apaixona-se pelo fazendeiro Abner, com quem vive entre tapas e beijos.
Abner (Marcos Pasquim): Um fazendeiro que, apesar de ter herdado as terras de seu pai, acabou se endividando. Viúvo, o rapaz é pai de Tonica (Klara Castanho). Rude e estourado, Abner acaba se apaixonando por Júlia (Adriana Esteves), com quem viverá em guerra. Ele também é o grande amor de Celeste (Vanessa Giácomo).
Celeste (Vanessa Giácomo): A moça é irmã da falecida mulher de Abner (Marcos Pasquim). É apaixonada pelo cunhado e faz de tudo para conquistá-lo. Foi noiva do filho do prefeito, mas o rapaz desapareceu de forma misteriosa.
Virgínia (Barbara Paz): A moça é assistente e amiga de Júlia (Adriana Esteves), porém é esperta e desonesta. Vende fósseis no mercado negro com ajuda de John (Michel Bercovitch), noivo de Júlia. Envolve-se com o caipira Josué (Joaquim Lopes) e faz com que ele lhe forneça ossos de dinossauros.
Cristiano (Paulo Vilhena): Recém-formado, o rapaz é assistente de Júlia (Adriana Esteves) nas escavações. Inseguro e atrapalhado, Cristiano gagueja ao falar e costuma confundir mais do que ajudar. Ele desconfia da índole de Virgínia (Barbara Paz).
Divulgação
Divulgação










Ícaro (Mateus Solano): Sofisticado e rico, o cientista se entristece depois de perder sua mulher, Naomi (Flávia Alessandra), durante um passeio de barco no mar. Ele vai utilizar seus conhecimentos em tecnologia para criar um robô com a aparência exata de sua falecida esposa.
Naomi (Flávia Alessandra): Robô criado por Ícaro (Mateus Solano) com aparência igual a de sua falecida esposa. A andróide é programada com as mesmas lembranças dela. Toca piano e, aos poucos, vai adquirir personalidade e sentimentos.
Leandro (Caio Blat): O rapaz, de jeito simples, resolve morar com os tios na pacata cidade de Preciosa. Para ajudar a família nas contas de casa, Leandro começa a trabalhar como jardineiro na casa de Ícaro (Mateus Solano). Romântico, apaixona-se por Naomi (Flávia Alessandra), sem saber que ela é um robô.
Zariguim (Robô): Robô projetado por Ícaro (Mateus Solano), que é uma espécie de amigo e conselheiro do cientista. Também defenderá a robô Naomi (Flávia Alessandra), com quem fala sobre sentimentos e sobre o amor.