O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, surpreendeu neste domingo moradores da favela Cidade de Deus ao acenar e mandar beijos para o público que o aguardava do lado de fora de uma instituição onde assistiu a apresentações culturais.
Ele também jogou bola com as crianças do local e ganhou de presente uma camisa da seleção brasileira.
Acompanhado da mulher Michelle e das duas filhas, Obama passou cerca de 30 minutos na comunidade, que foi alvo de um rigoroso aparato de segurança incluindo centenas de homens do Exército da polícia fortemente armados e de agentes da segurança presidencial norte-americana.
Os acessos à favela foram fechados para veículos e a maioria dos moradores foi mantida numa área isolada da Fundação para a Infância e a Adolescência, onde Obama e a família assistiram a apresentações de percussão e capoeira.
O presidente, que é fã declarado de esportes, trocou alguns passes com alunos de uma escolinha de futebol da comunidade.
'Ele foi mais ou menos, fez só duas embaixadinhas', contou Bárbara Aline Mendes, de 11 anos, uma das crianças escolhidas para jogar com ele.
Obama chegou ao local em um veículo blindado em meio a uma comitiva de quase 20 carros e estacionou dentro da escola, sem ser visto. Se esperava que ele deixasse o lugar também sem aparecer publicamente, mas o presidente caminhou por poucos metros na rua e acenou para as pessoas que o aguardavam. Elas responderam com gritos de 'Obama, Obama, Obama'. Só depois ele saiu em comboio.
'Vimos o que a gente não imaginou que ia poder ver. Deu para ver o Obama completo. O sorriso dele é lindo, apesar de ser um homem casado', disse a manicure Valéria Caetano, de 31 anos, moradora do local.
A visita à favela Cidade e Deus, que ficou internacionalmente conhecida pelo filme do diretor Fernando Meirelles em 2002, foi o primeiro compromisso público de Obama no Rio, depois dos eventos formais em Brasília no sábado.
Ele ainda fará um discurso no Theatro Municipal, centro do Rio, previsto para as 15h, e pode visitar o Corcovado.
Desde 2009 a Cidade de Deus é uma das favelas do programa de polícia pacificadora do governo do Rio. A presença de Obama na comunidade, que foi escolhida pelas autoridades norte-americanas para receber o presidente por ser plana e mais fácil de vigiar, foi comemorada pelos moradores.
'Hoje a Cidade de Deus tem uma nova cara, e a presença do Obama veio coroar esse novo momento. Nunca imaginava que um dia um presidente dos Estados Unidos pudesse vir aqui, essa é uma prova que as coisas estão mudando na Cidade de Deus', disse a auxiliar administrativa Tatiana Gimenez, de 32 anos, nascida na favela.